Monday, 17 December 2012

Chevron, Reuters e o petróleo brasileiro


Vídeo da Reuters fala dos problemas no Brasil e quais seriam os "erros" que impediram um crescimento maior da economia do país. Para os jornalistas da Reuters, o problema é que o governo não deixou o petróleo para as grandes indústrias e os investidores internacionais.
Segundo o colunista da Reuters, há um problema no sistema judiciário nacional, o qual proibiu executivos da companhia abandonar o país. Ele só esqueceu um pequeno detalhe: a multinacional Chevron foi acusada e condenada por ter causado derramamentos de óleo cru no Campo de Frade, na Bacia de Campos, litoral norte fluminense, em novembro de 2011 e março de 2012. De acordo com o Ministério Público Federal, o dano ambiental ocorreu porque as perfurações foram mal executadas. Segundo o juiz federal convocado, Ricardo Perlingeiro, a Chevron não tinha  “equipamentos necessários para identificar a origem dos vazamentos e para contê-los”. Portanto, era “incapaz de operar poços de petróleo no Brasil com segurança ambiental”. Segundo o cara da Reuters, o vazamento da Chevron foi pequeno – somente em novembro de 2011 foram 2,4 mil barris de petróleo que vazaram no litoral fluminense.
Para o procurador da República em Campos Eduardo Santos de Oliveira, o pedido da Justiça para a suspenção das atividades da Chevron no Brasil demonstra “o grau de envolvimento e negligência da empresa”.  De acordo com Oliveira, “a alegação de que querem fazer novos estudos geológicos no local é brincadeira".
Os caras da Reuters acreditam, basicamente, que a resposta para resolver tais problemas e vencer o baixo crescimento da economia brasileira seria o governo deixar o mercado tomar conta dos novos poços de petróleo. Eles também defendem a flexibilização do setor para facilitar a vida dos investidores internacionais.   Na verdade, a análise desses caras beira o ridículo em razão do tamanho da desinformação dos comentários. Assista o vídeo.

No comments:

Post a Comment

Brazil to Host World's Largest Biogas Plant, Pioneering Sustainable Energy

The Louis Dreyfus Company (LDC) marks construction commencement of the world's largest biogas plant from citrus effluents, which is loc...