Monday, 3 December 2012

Ufanismo contra Morgan Stanley

Para o diretor de mercados emergentes do banco Morgan Stanley, o economista Ruchir Sharma, o Brasil não tem perfil de país a caminho de se tornar uma nação desenvolvida. Ele não acredita que o Brasil "esteja no caminho certo". Leia entrevista. Entre os problemas listados por Sharma estão alguns dos velhos medos neoliberais de sempre: altos gastos do governo e presença muito forte do Estado na economia.
Na verdade, um dos grandes problemas da economia brasileira é o câmbio. O país recebeu nos útimos anos  um volume gigantesco de dólar do resto do mundo, o que valorizou o real e prejudicou as exportações nacionais. Essa montanha de dinheiro gringo também ajudou diminuir a produção industrial em razão do preço alto dos produtos nacionais  os importados, em função do câmbio, ganharam competitividade no Brasil. 
Porém, Sharma não fala que o mercado de trabalho do Brasil, apesar do desaquecimento da economia, continua muito aquecido. Além disso, o Brasil está sofrendo certo impacto da crise europeia e o desaquecimento chinês. Os baixos níveis de desemprego no Brasil estão batendo recordes hitóricos. Veja vídeo
Entre o pessimismo neoliberal da entrevista e o otimismo ufanista do vídeo eu prefiro ficar no meio termo. O Brasil pode sim se tornar um país mais justo no futuro, mas para isso o governo deve mudar algumas políticas. Os fracos números do PIB nacional apontam para uma revisão em algumas medidas de estímulo adotadas pelo governo, o qual deveria investir mais forte nos setores onde o Brasil é mais competitivo além é claro de adotar uma política de intenso investimento na educação e na qualificação dos trabalhadores. 

No comments:

Post a Comment

Brazil to Host World's Largest Biogas Plant, Pioneering Sustainable Energy

The Louis Dreyfus Company (LDC) marks construction commencement of the world's largest biogas plant from citrus effluents, which is loc...