Monday, 3 December 2012

Ufanismo contra Morgan Stanley

Para o diretor de mercados emergentes do banco Morgan Stanley, o economista Ruchir Sharma, o Brasil não tem perfil de país a caminho de se tornar uma nação desenvolvida. Ele não acredita que o Brasil "esteja no caminho certo". Leia entrevista. Entre os problemas listados por Sharma estão alguns dos velhos medos neoliberais de sempre: altos gastos do governo e presença muito forte do Estado na economia.
Na verdade, um dos grandes problemas da economia brasileira é o câmbio. O país recebeu nos útimos anos  um volume gigantesco de dólar do resto do mundo, o que valorizou o real e prejudicou as exportações nacionais. Essa montanha de dinheiro gringo também ajudou diminuir a produção industrial em razão do preço alto dos produtos nacionais  os importados, em função do câmbio, ganharam competitividade no Brasil. 
Porém, Sharma não fala que o mercado de trabalho do Brasil, apesar do desaquecimento da economia, continua muito aquecido. Além disso, o Brasil está sofrendo certo impacto da crise europeia e o desaquecimento chinês. Os baixos níveis de desemprego no Brasil estão batendo recordes hitóricos. Veja vídeo
Entre o pessimismo neoliberal da entrevista e o otimismo ufanista do vídeo eu prefiro ficar no meio termo. O Brasil pode sim se tornar um país mais justo no futuro, mas para isso o governo deve mudar algumas políticas. Os fracos números do PIB nacional apontam para uma revisão em algumas medidas de estímulo adotadas pelo governo, o qual deveria investir mais forte nos setores onde o Brasil é mais competitivo além é claro de adotar uma política de intenso investimento na educação e na qualificação dos trabalhadores. 

No comments:

Post a Comment

Is an AI Bubble Next? Comparing Today's Tech Boom to the 2008 Financial Crisis

Recent analyses suggest a potential economic downturn, possibly more severe than the 2008 subprime mortgage crisis, driven by the overvaluat...