Em conferência da Coface, a economista Zeina Latif fala que a classe média não é só responsável pelo aumento do consumo no Brasil, mas também pelo crescimento da economia no geral.
Ela fala das administrações federais desde FHC, que combateu a inflação; passando por Lula, que aumentou o salário mínimo e criou o Bolsa Família; até chegar ao Brasil de hoje, sob administração da presidente Dilma Rousseff.
Para Latif, a informalidade no mercado de trabalho no Brasil está caindo, a distribuição de renda está melhorando e com isso o consumo está ganhando cada vez mais força. Latif acredita que a classe média deve continuar crescendo nos próximos anos e a razão para esse movimento continuar são os avanços, mesmo que lentos, na educação do país.
Outros fatores importantes para o crescimento da economia brasileira são a melhoria na produtividade, a janela demográfica e a transferência de renda.
Segundo ela, quando o mercado de trabalho deixa a informalidade, a produtividade da economia tende a crescer. Outro ponto importante reside no fato de que quando o trabalhador consegue um emprego formal ele conquista, ao mesmo tempo, acesso à assistência médica e ao crédito. Para ela, o país precisa agora melhorar sua produtividade para seguir crescendo. Assista o vídeo.