Wednesday, 19 October 2011

O mercado financeiro e a lógica da piranha


O último capítulo da crise financeira mundial poderia ser cômico se não fosse completamente absurdo. O banco J.P. Morgan Chase & Co. decidiu apostar contra ele mesmo no mercado. Parece coisa de louco, não parece? Mas não é. É isso ai mesmo. O J.P. Morgan, segundo o site Market Watch, está fazendo hedge para se preteger dos riscos de sua própria dívida.

Para ficar mais claro, seria o mesmo que um clube de futebol apostar contra a própria equipe no campeonato. Na Europa, casos assim, nos quais times apostavam contra si mesmo e depois entregavam o jogo para ficar com o butim, levaram muita gente a ser banida do futebol europeu para o resto da vida. Aliás, essa seria uma ótima medida para o J.P. Morgan.

O banco se defendeu dizendo que essa era apenas uma medida contábil. Tá bom, então. Outro que já fez isso foi o Morgan Stanley, que diminui suas perdas durante a crise de financeira de 2008 apostando contra ele mesmo.

Na minha humilde opinião, esse é apenas mais um capítulo da lógica da piranha, que se fosse capaz comeria a ela mesma.

No comments:

Post a Comment

Brazil to Host World's Largest Biogas Plant, Pioneering Sustainable Energy

The Louis Dreyfus Company (LDC) marks construction commencement of the world's largest biogas plant from citrus effluents, which is loc...