Sunday, 5 August 2012

Positive vibration


Durante 9 segundos e 63 centésimos, os olhos do mundo se voltaram para o estádio olímpico em Londres. Usain Bolt, a pessoa mais rápida entre os sete bilhões de habitantes do planeta, fez história novamente. A performance dessa figura carismática e extravagante transformou a Jamaica, de uma vez por todas, em uma potência esportiva nos 100 metros rasos. Agora, a terra do reggae é também a dos homens mais velozes do globo terrestre.

O bi-campeão olimpíco, que este ano correu com o príncipe Harry e deixou o membro da família real britânica vencer (veja o vídeo), foi o vencedor um dia antes da data de comemoração dos 50 anos de independência da Jamaica.

Apesar de todo o sofrimento produzido na ilha caribenha pelos imperialistas e escravocratas britânicos durante mais de 300 anos de colonização (veja o vídeo), a população jamaicana parece ver o Reino Unido com um olhar parecido ao dos brasileiros em relação a Portugal. Há, inegavelmente, um certo vínculo entre os dois países, principalmente em razão da língua, o inglês, porém, não resta dúvida que os jamaicanos não querem que essa ligação tenha qualquer valor político.

Prova disso é que este ano, o país caribenho, que apesar de autônomo ainda é uma monarquia constitucional e tem a rainha Elizabeth como líder maior, pretende iniciar uma nova corrida rumo à transformação da nação em república. Isso pretende acabar de uma vez por todas com o vínculo político entre as duas ilhas.

No comments:

Post a Comment

Brazil to Host World's Largest Biogas Plant, Pioneering Sustainable Energy

The Louis Dreyfus Company (LDC) marks construction commencement of the world's largest biogas plant from citrus effluents, which is loc...